Entre em contato: (24) 3323-5106 - 3323-0999

Horário de funcionamento: 06:30 às 18:00

EXAMES

Orientações gerais para cada exame.

ORIENTAÇÕES ESPECIFICAS

HIV - HIV ANTÍGENO/ANTICORPO

O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito por meio de testes realizados a partir da coleta de uma amostra de sangue. Não é necessário jejum e seu resultado fica pronto no prazo de 1 dia útil.

GRUPO / FATOR RH

Além do sistema ABO é possível realizar a classificação do Rh em positivo ou negativo. Além de fazer a variante DU

BETA H.C.G. (Teste de Gravidez)

O HCG é uma Glicoproteína composta de 2 sub-unidades (Alfa e Beta). O Beta HCG dosado por quimioluminescência e sensível o bastante para detectar uma gravidez normal, às vezes, tão cedo quanto após 7 dias da implantação, embora o mais seguro seja 15 dias após a implantação. Deve-se ter em mente, no entanto, que variações são observadas quanto ao prazo usual da implantção e que a detecção do beta-HCG pode sofrer interferências da metodologia utilizada e da presença rara, mas possível dos anticorpos heterofílicos. Algumas das metodologias para detecção do HCG são direcionadas primariamente para o diagnóstico de gravidez, tais ensaios não necessariamente detectam moléculas degradadas ou homogêneas encontradas nas doenças trofloblásticas. Está aumentado na gravidez, coriocarcinoma, mola hidatiforme e neoplasias de celulas germinativas dos ovarios e testiculos.Também pode ser quantificado para realizar-se controle de fertilização. Pode estar pouco elevado na gravidez ectópica e na gravidez de risco (risco de aborto) quando os níveis podem cair progressivamente.

TESTE DO PEZINHO

A triagem neonatal é uma ação preventiva da medicina, que permite o identificar prováveis portadores de diversas doenças congênitas (presentes ao nascimento), selecionando-os para confirmação diagnóstica. A instituição precoce de tratamentos específicos nos doentes objetiva evitar possíveis sequelas, ou mesmo o óbito. Essas doenças têm causas genéticas ou infecciosas, e, habitualmente, são assintomáticas no período neonatal. O conjunto dos exames laboratoriais que fazem parte da triagem neonatal é conhecido como “Teste do Pezinho”. Informações sobre o exame A Portaria nº 822 do Ministério da Saúde/junho de 2001 criou o atual Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) que prevê o rastreamento de quatro doenças: Hipotireoidismo Congênito, Fenilcetonúria, Hemoglobinopatias e Fibrose Cística, pelo sistema público de saúde, em todo nascido vivo no território nacional.

EXAMES DE SANGUE

Os exames de sangue são especialmente importante, já que o sangue circula por todo o corpo, realizando várias funções, entre as quais de transporte a diversas substâncias. Assim, ao analisar-se uma amostra de sangue, poderá verificar-se se existe alguma alteração significativa sobre alguma dessas substâncias, ou se aparecem substâncias fora do normal.

EXAME DE URINA

Instruções- Colher preferencialmente a 1ª urina da manhã ou com intervalo de 4 horas entre as micções.- Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar.- Para urina recente (jato médio), desprezar o 1º jato de urina e coletar o jato do meio.- Para urina primeiro jato, colher os primeiros 20 mL de urina (não ultrapassar este volume).- Para coletas realizadas em casa o cliente deve ser informado que o prazo para entregar a urina no laboratório é de 1 hora em temperatura ambiente ou refrigerada.- Usar frasco limpo e adequado (comprado em farmácia) ou preferencialmente o KIT com tubo cônico (fornecido pelo laboratório).- Mulheres: não fornecemos e nem indicamos o uso de tamponamento (absorvente interno) para coleta de urina no período menstrual.- Criança: Não utilizar pomadas no dia da coleta. Sempre que possível, colher no próprio laboratório tomando cuidados especiais com assepsia.- Coleta com coletor de urina infantil: somente realizada nas dependências do laboratório.- Manter dieta hídrica h

URINA COM ACIDO

A urina 24 horas com ácido deve ser colhida em recipiente que contém HCL a 50% como conservante para a amostra, é um material corrosivo, e não deve-se ter contato.

EXAME PARASITOLOGICO

Utilizado para identificação das diversas infestações parasitárias (ovos e larvas de helmintos e cistos de protozoários) e na triagem das infecções intestinais. A intensidade do parasitismo influi no número de formas parasitárias eliminadas. É recomendável o exame de fezes em três amostras colhidas em dias diferentes, pois a ausência de parasitas em uma amostra de fezes não elimina a possibilidade da presença do mesmo no organismo.

PREVENTIVO GINECOLÓGICO

O exame preventivo feminino, colpocitologia oncótica cervical ou simplesmente teste de Papanicolau, é um exame ginecológico realizado a finalidade de prevenir contra doenças como o câncer do colo de útero e manter sua saúde intima em equilíbrio.

A coleta do material deve ser realizada pelo seu médico de confiança e o material colhido deve ser conservado em temperatura ambiente, protegido dentro do frasco e entregue em até 24 horas após a coleta.

Prazo de entrega é de 25 a 30 dias úteis.

ESPERMOGRAMA

É o exame laboratorial que analisa a qualidade do sêmen, desde o aspecto do ejaculado, até a quantidade e as condições dos espermatozoides na amostra, podendo verificar a fertilidade do homem.

ORIENTAÇÕES pós-exame

• Pacientes idosos ou em uso de anticoagulantes, devem manter pressão sobre o local de punção por cerca de 3 minutos ou até parar o sangramento.

• Não carregar peso imediatamente após a coleta.

• Observar se não está usando relógio, pulseira ou mesmo vestimenta que possa estar pressionando o braço puncionado.

• Não massagear o local da punção enquanto pressiona o local.

Os exames laboratoriais, em sua maior parte, além de possuirem uma variação biológica diária, estão sujeitos a interferências como: Metodologia, atividade física, stress, alimentação, medicação, fatores ambientais e emocionais. Nenhum exame de forma isolada deve ser utilizado para diagnóstico. Para estabelecer um diagnóstico se faz necessário uma criteriosa correlação clínica com os exames complementais. Somente seu médico poderá fazê-lo corretamente.

ORIENTAÇÕES gerais

Não praticar exercícios físicos

Praticar atividades físicas antes da realização de exames pode alterar algumas provas laboratoriais, principalmente provas químicas. Por isso nenhuma atividade física vigorosa deve ser realizada nas 12 horas que antecedem o exame.

Evitar fumar

O fumo pode interferir em algumas dosagens biológicas como catecolaminas, cortisol e outras. Portanto evite fumar antes da coleta de material.

Informe sobre o uso de medicamentos

Os remédios podem causar interferências nos exames laboratoriais. Porém NÃO deixe de tomar os medicamentos receitados pelo seu médico sem a autorização dele. Apenas informe ao atendente o nome do medicamento que está utilizando.

Relaxe

A ansiedade e o stress conduzem ao distúrbio no equilíbrio ácido-base aumentando o lactato sérico, entre outras substâncias. Mantenha-se calmo antes e durante a coleta do seu material, pois é um procedimento simples e será efetuado por profissionais treinados e experientes.

Não ingerir bebida alcoólica

Não faça a ingestão de bebida alcoólica nas 72 horas que antecedem a coleta do material, pois ele afeta as enzimas hepáticas, testes de coagulação, de lipídios e outros.

Faça jejum corretamente

O jejum recomendado é de 10 a 12 horas antes da coleta. O jejum prolongado além deste tempo pode interferir nos resultados. Lembre-se que em alguns casos o jejum NÃO é necessário. Na dúvida, entre em contato conosco.

newsletter

certificados

fale conosco